Espelho do SkyServer no Brasil e CasJobs no Brasil para os dados do DR9

A nona publicação de dados (DR9) é a mais recente divulgação do acervo do levantamento SDSS-III. Este conjunto de dados inclui:

1) um catálogo com quase 1 bilhão de objetos;
2) 1,5 milhão de espectros de galáxias;
3) 228 mil espectros de quasares;
4) 668 mil espectros de estrelas.

O Centro de Dados do LIneA, oferece acesso a estes dados através de dois servidores dedicados que se encarregarão, respectivamente, das tarefas do SkyServer e do CasJobs, dois conhecidos softwares para a pesquisa no banco de dados do projeto SDSS.

O SkyServer é o carro-chefe dessa interface entre os dados e o usuário, seja ele um astrônomo profissional ou um amador interessado em Astronomia. Por meio dele, o usuário pode verificar o conteúdo do banco de dados, vistoriar imagens, produzir cartas de busca para estrelas específicas e realizar pequenas buscas.. O “SkyServer” também oferece tutoriais e uma série de exemplos (Sample queries) para os usuários iniciantes.

O CasJobs, por outro lado, é um aplicativo voltado para buscas complexas no banco de dados. É uma ferramenta voltada para o astrônomo profissional que quer minerar o DR9 em busca de novas descobertas.

A versão anterior do catálogo, o DR8 voltará a ser disponibilizada em breve.

Com o lançamento desse espelho, o LIneA dá mais um passo em direção à sua missão de patrocinar à comunidade astronômica brasileira ambientes e ferramentas para a pesquisa astronômica na era das grandes bases de dados.

NOTA: Publicações usando dados do DR9 devem incluir agradecimento completo e oficial ao SDSS-III descrito nessa página.